Montando um gravador de EEPROM para suas memórias

 Central Áudio e Vídeo.                                                                                                                        Voltar

Para que serve uma EEPROM:

Assim como um computador tem a memória para armazenar o setup da CPU, os televisores mais novos utilizam as memórias do tipo EEPROM para armazenar as características próprias do aparelho. Tipo o tamanho em polegadas, áudio com todas as suas funções, sistemas de cores utilizados, entradas AV, SVideo, sintonia dos canais e todas as características do modelo do Televisor ou do Monitor, inclusive os ajustes que antigamente era feito por trimmpots, agora se faz pelo remoto alterando as configurações do menu SERVIÇO.
Alem dos ajustes anteriores também se faz os ajustes de geometria como almofada, dimensão do quadro, altura vertical, linearidade vertical, freqüência vertical, posição horizontal, freqüência horizontal, e outros como AGC, AFT, RGB etc...

Defeitos em memórias:

As memórias EEPROM podem causar diversas falhas nos aparelhos, desde não ligar, estar sem som, funcionar sem cores, geometria alterada, não sintonizar canais. O que é resolvido com a substituição da mesma e conseqüentemente refazer todos os ajustes necessários seguindo o manual do fabricante.

As falhas nas memórias podem ser provocadas por diversas causas: como solda fria com mau contato, fonte com tensão exagerada, descarga atmosférica ou mesmo pelo próprio componente com defeito ou os seus dados alterados por algum pico de tensão.

O ideal na hora de trocar a EEPROM é que se tenha em mãos uma já gravada com as características do modelo do aparelho a ser reparado, tornando o serviço mais rápido e simples. Em alguns televisores o próprio micro se encarrega de gravar estes dados, mas em outros temos que inserir todos estes dados na memória. Podemos comprar uma gravada do serviço autorizado ou simplesmente comprar uma que esteja virgem e gravarmos os dados.
A maioria dos televisores utiliza as memórias do tipo 24Cxx, 24LCxx. Note o valor em (XX) quer dizer a capacidade de armazenamento dos dados, quanto maior mais dados dependendo do aparelho. Exemplo uma memória 24C04 cabe menos dados que uma 24C16 e assim por diante.

Como funciona o programador de EEPROM.

O programador é um dispositivo que se conecta a porta serial de um computador PC e que  precisa de um software para  que funcione corretamente. Através deste software podemos copiar os dados da memória original (já gravada) para guardar em uma pasta formando nosso banco de dados ou podemos transferir os dados de um banco de dados para uma EEPROM vazia.

Obtendo o Programa:

Podemos baixar tanto o esquema como o programa do site Oficial do criador do programa gravador de EEPROM .

Neste  tem os esquemas para porta paralela conector DB 25:
Baixar
 

E neste temos os programas:
Baixar

Neste tutorial alem de informar onde baixar o programa vamos ensinar como construir o gravador tamanho reduzido e a instalação do Software.

Montando o programador de EEPROM:

No link abaixo temos o diagrama do programador de EEPROM para as memórias do tipo 24Cxx, 24LCxx, versão para porta serial, de autoria de Herrera Abraham - Los Teques - Venezuela.
Baixar

Escolhi a montagem do modelo versão SERIAL que será feita dentro da capa de um conector DB9.

Abrindo o  conector você tem duas capas e o soquete de 9 pinos, monte  uma parte do circuito na capa e a outra no soquete, para depois unir as duas partes.

1º - Na capa você  vai usar os seguintes componentes:

01 - Soquete para CI. de 8 pinos (DIP8)
01 - LED 3mm (qualquer cor)
03 - Diodos 1N4148
03 - Diodos Zeners de 4,7V x 1/2W
01 - Capacitor Cerâmico de 0.1uF x 50V
01 - Capacitor Eletrolítico de 47uF x 10V
01 - Resistor 390R x 1/8W
02 - Resistores de 4,7K x 1/8W
01 - Pedaço de fio rígido sem capa para fazer as ligações necessárias.
01 - Pedaço de fio flexível para fazer as ligações necessárias.

 

Agora com uma ferramenta de ponta bem fina faça os furos do soquete e do LED, coloque cada uma em seu lugar. Conforme o diagrama do circuito, ligue os pinos 1,2,3,4 e 7 do soquete à massa, aproveitando para dobras os pinos sobre o fio sem capa, travando assim o soquete do CI, agora solde os terminais e os demais componentes conforme o desenho  abaixo:


 

2º - Agora solde os anodos dos  3 diodos 1N4148, nos pinos 3, 4 e 7 do soquete, solde um resistor de 4K7 do pino 4 ao pino 8 e o outro resistor de 4K7 no pino 7 deixando uma extremidade livre. Agora una os três catodos dos diodos em um único ponto soldando ai um resistor de 390R, faça as ligações mais curtas possíveis.

3º - Utilize agora fios flexíveis para fazer a ligação dos dois circuitos: Solde o pino 5 do soquete à massa do circuito da capa, o pino  8 do soquete ao pino 5 do terminal da EEPROM, a ponta  livre do  resistor de 4K7 ao pino 6 da EEPROM e o resistor de 390R ao anodo do LED. Pronto, a montagem esta terminada.

Instalando o PonyProg®

Apos a montagem do gravador e baixarmos o programa  PonyProg®, vamos instalar.
Dê dois chiques com o botão direito do mouse sobre o ícone SetupPony.

Surgira em sua tela a mensagem:

Escolha sim para continuar a instalação, na próxima tela escolha Next...

Escolha Yes.

E agora escolha em que HD  ou diretório você quer instalar, se não souber basta clicar Next.

E finalizando, escolha na próxima tela Finish, pronto você já pode copiar e gravar as suas EEPROM.

Trabalhando com o gravador de EEPROM:

Vamos lá, conecte o seu gravador na entrada serial do seu PC,  utilizando uma extensão para facilitar o trabalho, é necessário que você conecte uma memória no soquete do gravador. Vá até o menu INICIAR, procure em Programas o arquivo PonyProg, agora clique no ícone do programa em que  irá abrir a seguinte tela:

Clicando agora em OK bem no canto da tela, vai abrir outra tela, informando que você necessita fazer uma calibragem do gravador, clique novamente em OK.

Agora você tem a seguinte tela informando que há necessidade de você fazer um ajuste no menu Options (opções) antes de rodar o programa.

Em seguida vá até o menu Options e faça os ajustes necessário, como Porta Serial, Com 1.

Aplique OK na interface Setup e se o computador estiver com a porta COM 1 habilitada e a serial funcionando o gravador vai conectar e vai receber  a mensagem: Calibration OK.

Leitura e gravação dos dados de uma memória EEPROM.

Vamos agora ler o conteúdo de uma EEPROM, da memória que foi colocada no gravador.

Clique sobre o primeiro ícone:

Vai aparecer conforme  está no exemplo da foto abaixo, o banco de dados gravado da EEPROM e uma mensagem dizendo que você obteve sucesso na leitura dos dados, clique em OK.

Se você quiser pode através do menu File escolher um local no seu HD e gravar estes dados: (Save  as...).

Se você tiver algum dado de memória guardado no seu HD. Vá ao menu File com a opção Open vá até o seu banco de dados Minhas Pony e escolha um arquivo para abrir, ai você vai ver a seguinte tela:

Agora, vamos aprender como gravar os dados de uma memória EEPROM guardado em um diretório. Vamos lá, coloque no gravador uma memória  que está vazia, ou com dados antigos que serão substituídos.

Utilize o segundo  ícone:

Você vai ver uma tela com uma mensagem perguntando se você tem certeza que quer gravar os dados na EEPROM .

Clique em OK, pronto você já está com sua EEPROM completa pronta para ser utilizada. 

Repita várias vezes este exemplo até que fique bem familiarizado com a gravação.